A Porta Aberta da Sala de 12 Passos

Os brasileiros, com seu tradicional jeito de fazerem graça com tudo, costumam falar que os cachorros entram nas igrejas porque encontram as portas abertas. Seria mesmo isso? 

02 de agosto de 1998, a porta da sala de 12 Passos estava aberta, entrei e sentei-me bem lá no cantinho, como se pudesse ficar escondidinho ali dentro; era um domingo, e desde então, minha vida nunca mais foi a mesma. Daquele domingo, recordo-me que no final da reunião anotei em minha agenda a Oração da Serenidade, e um lema que estava gravado em um papel sobre a parede: Só por hoje serei feliz. 

Hoje, Poder Superior, vinte e um anos depois, escrevo tão somente para agradecer aquele porta aberta, que mudou totalmente a minha forma de olhar o mundo e viver.

Aquela porta aberta abriu a porta do meu quarto e do meu coração, que estiveram por muitos anos fechadas para tudo e para todos;

Aquela porta aberta não abriu para mim a porta de um céu de conto de fadas, com seus príncipes, princesas e palácios encantados, não, não abriu... Aquela porta aberta fechou para mim a porta do inferno mental onde vivi por tantos e tantos anos, com meus incontáveis demônios pessoais de minhas desconcertadas e desconhecidas emoções.

Aquela porta aberta, reunião após reunião, foi aos poucos revelando minha própria condição humana, com meus pântanos, meus abismos, meus vales, meus rios, mares, desertos, oásis, montanhas...

Aquela porta aberta revelou-me  que não é o universo que eu devo mudar, mas tão somente a mim mesmo, o meu próprio universo.

Aquela porta aberta descortinou para mim um mundo cheio de amizades, abraços, olhares, sorrisos; encontros, crônicas, árvores, contos mil, tantos contos, contos bem melhores que os antigos contos de fadas de minha infância. 

Gratidão Poder Superior por aquela porta aberta, gratidão por quem abriu a porta naquele dia; gratidão por todos aqueles, que desde os anos 30 do século passado abrem as portas das irmandades, em vários pontos deste amado planeta, a terra. 

Gratidão Poder Superior, pela profunda alegria que sinto tantos anos depois, abrindo semanalmente a porta para que outros possam também entrar.

Gratidão Poder Superior, pelo vira lata que vive em mim, que um dia encontrou a porta da sala aberta e entrou; agora, por tão vira lata que me tornei, eu sei porque eles entram nas igrejas, ou ainda nas salas de 12 Passos, agora eu sei: Não entram por encontrarem as portas abertas, não... Entram para manterem as portas abertas, e, sobretudo, entram por amor a Ti, a fim de agradecerem a Graça de viver e a Humildade de ser... Ser Humano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Agricultor e a Poetisa Ferida

O Marido, a Mulher, o Rio e a Calça

A Finitude das Redes e a Infinitude do Mar