Só por Hoje
Quaresmeira em flor |
Domingo, 6 horas da manhã, o relógio toca, não quero levantar, quero ficar mais um pouquinho na cama. Levanto mesmo assim, só por hoje andarei pelos campos e plantarei muitas árvores.
Ou pela seca, ou por ação do homem, ou por obra das formigas, ou por outro fator qualquer, algumas árvores não sobreviveram. Não desanimo, só por hoje, no mesmo local, plantarei outra muda.
Passo sob um pé de jenipapo, no chão um fruto caído, maduro, cheio de sementes. Só por hoje recolho o fruto, coleto as sementes e semeio.
Algumas árvores estão sendo abafadas pelo capim, elas precisam de ar, precisam de luz. Só por hoje pego a enxada e faço uma coroa em volta da planta.
O sol já está quente, estou ficando cansado, paro em um determinado lugar, e penso "aqui cabe uma árvore". Pego a cavadeira e, só por hoje, faço um buraco e coloco ali uma nova muda, quem sabe ela venha a crescer um dia.
Passo agora por um local onde muitas árvores foram plantadas, e vejo, que por especulação e desrespeito à natureza, as mesmas foram destruídas, o verde das árvores terá que dar lugar ao cinza das construções. Aborreço-me e penso "vou parar, uma andorinha só não faz verão". Só por hoje, ouço uma voz imperiosa dentro de mim que diz "Continue com o seu trabalho, enquanto você tiver forças, plante as árvores, não espere aplausos, nem resultados, apenas plante, e lembre-se todos os dias que o amor é a força mais poderosa do universo".
Vou andando pelo campo, sob a sombra de árvores amigas que cresceram ao longo dos anos. Vejo muitas flores, muitos pássaros, o solo está com um cheiro gostoso, cheiro de humus, cheiro de vida. Só por hoje sinto uma alegria intensa por tudo isto.
Só por hoje, misturo terra com folhas e encho centenas de saquinhos, futura morada de muitas mudas que estão germinando e serão no momento oportuno colocadas em embalagens individuais.
Só por hoje plantarei jabuticabeiras em solos úmidos, pois elas amam a água, plantarei inúmeros ipês em solos bem drenados, pois eles não gostam muito de umidade, e plantarei sibipirunas em qualquer lugar, pois elas são indiferentes às condições do solo.
Só por hoje plantarei o pau brasil, árvore cor de brasa, com lindas flores amarelas, e não cortarei nenhum de seus galhos para fazer arco de violino, carvão ou outra coisa qualquer.
Só por hoje plantarei muitas árvores frutíferas pela beira dos caminhos, e ficarei bastante contente quando os pássaros, os estudantes, os jovens, os desempregados, os velhos, os meninos, todos enfim, aparecerem para comerem de seus frutos e descansarem sob suas copas.
Só por hoje vou deixando pelo meu caminho um rastro verde, e peço ao meu Criador, que permita que as árvores possam crescer em paz, e que possam todas, morrerem naturalmente, pela ação natural do tempo.
Só por hoje, agradeço ao Pai Criador o Dom de me encantar com a natureza, e com muita humildade, rogo que, se depois de minha morte eu continuar existindo, e se existir um paraíso, e se eu merecer estar lá, que seja este paraíso um local onde, enquanto durar a eternidade, eu possa plantar muitas, muitas e muitas árvores, levantando sempre as 6 horas da manhã, por todos os infinitos domingos que virão.
Comentários
Postar um comentário